free counters

sexta-feira, 1 de junho de 2012



Os gatos e a cidade 2

Três milhões de degraus
por amor aos gatos

A causa felina obriga-a a um duplo desce-sobe diário das Escadas do Barredo, desde casa até à borda do Douro. Contas por alto, a paixão de vinte anos de Arlete Gomes pelos gatos, medida em degraus, daria para a imaginar do tamanho de três milhões: íngremes, dos mais doridos que nas cidades haverá no mundo. 


Fotografia e texto
Augusto Baptista

                                                                     



                                                                     Arlete Marques Gomes 


Ao aproximar-se a hora, começam a rondar-lhe a casa. São dois. Impacientes, atentos ao mínimo sinal, sobem, descem, sem se afastarem. Às vezes deitam-se, a olhar a soleira. Um desiste, vai-se. O outro, paciente, espera. Aprendizado de anos, sabe que não tardará. A confirmar as expectativas, a porta abre-se, ela sai: devagar, amparada na canadiana, sacos de plástico com comida a atrapalhar as voltas da chave.
Sem pressa, gato e Leta, como na Ribeira do Porto é conhecida Arlete Gomes, descem o íngreme escadório do Barredo. Dobrada a esquina ao fundo, face ao nicho do Senhor da Boa Fortuna, afogam-se em novo sobressalto de degraus.
Vencida em poucos passos a Rua do Barredo, outrora da Mancebia, chão de “mulheres que faziam pelos homens”,  submergem nas sombras de um novo lanço de granito em socalcos. Neste troço apertado, as casas quase se tocam nas alturas, se ouvirão os segredos, confidências, ais de amor dos vizinhos, uns dos outros.
De repente, rente ao piso, na fresta escura de um portal metálico, é largado o primeiro contributo. Dentro, sem se darem a ver, dois gatitos e a mãe, me diz Leta, tarrincam o granulado. Nesse instante – tortuosos, os caminhos  da razão – me ocorre o relato de Wilfred Burchett quando, em tempo de guerrilha no Vietname, mão furtiva, solidária, lhe garantia mantimento.
No sopé deste trajecto se abre a Rua da Lada numa espécie de terreiro: bastidores do Douro turístico, roteiro de melancolias e misérias, retiro de cigarro para o pessoal dos restaurantes. No ar, um cheiro a fritos, a comida; no alto, a esvoaçar, roupa de muitas cores dependurada.
Logo à esquerda, num patamar, Leta se acerca de um buraco na parede. No pavimento, como toalha de piquenique, estende uma imaculada folha de plástico, desvenda o farnel. Numa vasilha opalina, verte água. Límpida. Da parede, atraídos pela refeição, pelo doce das palavras, vão saindo: bem tratados, sem pressa nem atropelo, civilizadamente, vão saindo os candidatos ao repasto. Hoje falta um, os conta Leta.
Neste ponto do trajecto, a assistência é demorada. Tempo de relação com a vizinhança, combina de entreajudas, conversa de gatos. “Faço isto há vinte anos, todos os dias, pelo fim da tarde. Dou-lhes latas, secos, granulado, o que o médico mais aconselha. É uma despesa grande. Comida. Castração: 40 euros cada gata. Vou-me remediando, sem pedir nada a ninguém.” Mas porquê esta cruzada, tanta caseira? “Dediquei-me. E, sinceramente, com os gatos, ao contrário do ser humano, não tenho decepções.” E as pessoas? “Entendem. Admiram-me.”
De novo, pés a caminho pela Rua dos Canastreiros, entre arcadas sombrias sob o soalho do casario, desagua na Praça da Ribeira. Tarde de Maio quente, o largo apinha-se de gente a beber nas esplanadas, guarda-sóis ainda abertos. E há mirones, automóveis, vendedores, música. O costumeiro, o ruidoso frenesim. Manclitante, Leta, no reboliço. Para trás, os gatos, que nenhum arrisca a confusão.
 No Cais da Estiva, logo ali, desce escadas, rumo ao fosso empedrado. E por aquele chão cabisbaixo alonga a caminhada, até à frente, ao dobrar do muro, quase. Justo ao finar de uma esplanada que nesse correr há, se queda. Monta arraiais junto à mesa derradeira, às cadeiras, a um bojudo ferro de amarração de cordame náutico. E a vejo retirar apetrechos, como atrás fizera, afadigar-se em mudas de água.
Estranho procedimento, que nas cercanias, perscrutei, nem sombra de felina presença.
De repente, rente ao muro de pedra velha, por uma fenda inesperada, invisível, mete a mão. E fala. Entre palavras carinhosas que verte para o fundo do buraco, confiante, mete a mão, solta um punhado de grânulos secos. Outro, outro. No fundo, no negrume da fissura, movimentos adivinhados: um gato! “É uma gata”, precisa Leta. Conta a história: “Descobri-a, quando era pequenina. Cresceu. Ficou cheia, consegui tirá-la, levá-la para castrar. Quando a trouxe, tornou a esconder-se aqui.”
Aqui, chão turístico a fervilhar por cima, pulsam dois olhos por baixo, se acolhe  nas trevas uma vida, uma parte de nós e da cidade.
“À noite ainda tenho de voltar ao Cais” – lamenta Leta. “Há uma que só aparece e vem ter comigo a essa hora. Não sei onde se esconde.”
De regresso, esta mulher franzina, reformada, que veste luto duas vezes, pelo homem, pelo filho, insinua-se pela arcada do Postigo do Carvão, que a espera um peludo comensal, atravessa o Cais da Ribeira, esgueira-se entre as ruelas fundas do Barredo, penosa ascensão até casa, sempre a subir até casa, cem degraus que doem.
Chega extenuada, gatos atrás, dois ou três. Impertinentes, querem entrar. “Não posso. Já tenho uma, Joaninha.” 

                               O trajecto solidário

                                                                  Saída

                                                                                     Escadas do Barredo

                                                                                   Travessa do Barredo



                                                                                      Primeira assistência



                                                                                                Rua da Lada





                                                                                   Rua dos Canastreiros

                                                                                          Praça da Ribeira

                                           Cais da Estiva - fosso

 

                                                                                         A gata escondida

          Cais da Estiva- regresso

                                                                                       Postigo do Carvão



                                                Praça da Ribeira

                                                                                   Rua dos Canastreiros

                                                                     Travessa do Barredo



                  Escadas do Barredo

                                                                                                      Chegada




7 comentários:

  1. "Dediquei-me. E, sinceramente, com os gatos, ao contrário do ser humano, não tenho decepções."

    Mas que grande verdade, AB !!!!!!!!

    Bom, mais um magnífico brinde do quotidiano da nossa urbe.....sem corantes nem conservantes, está ali tudo, magnifica a forma como tu transcreves o estado de alma da tua entrevistada.
    As imagens fazem justiça ao texto, (e tal como tu certo dia numa incursão fotográfica pela velha Foz me observaste " - meu irmão o elemento humano é fundamental na fotografia",) aqui está prova dessa tua máxima.
    Venham mais histórias destas AB.....com a quantidade de gatos a crescer desta maneira, um destes dias terás de mudar o titulo para "Os gatos, o sexo e a cidade"......ahahahahahahhahahahahahahahahah.
    Grande abraço meu irmão, tal como o anterior texto, já o sinalizei e difundi no meu FB.

    Álvaro Rocha
    Porto

    ResponderEliminar
  2. obra desta dimensão (com felínios em fundo) dimensão não pode ficar 'aprisionado' num só mural. Já o sugeri/recomendei. Abraço meu irmão.

    ResponderEliminar
  3. Eu conheço esta senhora, é um verdadeiro encanto e uma grande amiga dos animais***

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelas fotos e pelo texto!
    Conheci a Arlete Gomes a semana passada, quando eu e uma colega, ambas voluntárias da Animais de Rua, fomos investigar uma colónia de gatos na cidade do Porto.A Arlete é que me falou desde seu trabalho.
    Gostava de entrar em contacto com o Augusto Baptista, para quem sabe lhe propor " Os gatos e a cidade 4"?
    Fica aqui o meu e-mail caso lhe tenha aguçado a curiosidade...
    maildamartaalves@gmail.com
    Obrigada
    Marta Alves

    ResponderEliminar
  5. Trabalho de grande fôlego, meu irmão.

    António

    ResponderEliminar
  6. Maravilhosa reportagem, não sei se me impressionou mais as palavras se as imagens, caro Augusto - que gosto!

    ResponderEliminar