free counters

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

Notícia do lançamento de "O Lobo Mau no Hospital" (FNAC do NorteShopping/22Jul) assinada por Pedro Rodrigues, in cenaberta online (29Jul)

“O LOBO MAU NO HOSPITAL”: UM LIVRO PELO JOÃOZINHO
Apresentado no Porto, na FNAC do NorteShopping em 22 de Julho, "O Lobo Mau no Hospital" é um livro de causas. Uma obra para apoiar a urgente construção do Hospital São João dos Pequeninos, o Joãozinho. Texto de Augusto Baptista, desenhos de Z.L Darocha e design de João Bicker, o livro, editado pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto (AJHLP), visa "incentivar acções imperiosas de cariz público que levem à concretização do sonho".


Com a presença de António Augusto Barros, Presidente da Cena Lusófona, Augusto Baptista, autor do texto e membro da Cena Lusófona e da AJHLP, Francisco Duarte Mangas, Presidente da AJHLP, Maria João Baptista, Directora do actual Centro Pediátrico do Hospital São João e António Oliveira e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de São João, a apresentação incluiu uma leitura encenada da história, feita por actores da companhia de Teatro A Escola da Noite, de Coimbra.

Agradecendo os contributos dos restantes autores e homenageando em particular “o saudoso pintor Z.L Darocha (1945-2016)", Augusto Baptista (membro da direcção da Cena Lusófona) caracterizou a história como "uma recriação humorada e com final feliz, uma brincadeira, para miúdos e graúdos, em redor do conto do Capuchinho Vermelho". Numa intervenção escrita, que pode ser lida na íntegra aqui, salientou que o livro visa contribuir para que seja dado "o passo imperativo de criar a nova unidade pediátrica do Hospital São João", berço que "acolhe e abraça o melhor de nós, as nossas crianças, os nossos filhos."

Francisco Duarte Mangas expressou a satisfação da AJHLP pela edição de “O Lobo Mau no Hospital” e destacou a tocante posição solidária da FNAC, ao abdicar de qualquer retorno financeiro pela comercialização da obra.

Maria João Baptista agradeceu o envolvimento da comunidade, de que a publicação e a difusão deste livro são exemplo, na sensibilização das autoridades competentes para a urgência de se “construir um espaço digno para a actividade” actualmente desenvolvida pelo Centro Pediátrico do HSJ.

O Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Porto assinalou a “maneira diferente” de olhar as coisas que iniciativas artísticas como este livro permitem e assumiu a “enorme dívida de gratidão”, quer aos promotores e autores do livro, quer à equipa que tem mantido o Centro Pediátrico a funcionar, “em péssimas condições, que não são dignas do século XXI”.

in cenaberta online / PR

Sem comentários:

Enviar um comentário